terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SAA - Anomalia do Atlântico Sul by Laura Botelho

Como sempre, já começo pedindo desculpas pela ausência, pois estou sem tempo! Ao contrário do que leio nos comentários, eu tenho muito o que fazer...
 Já havia falado que iria colocar alguns antigos textos aqui mas até isso está difícil.
 Essa semana eu estava pensando se a anomalia do Atlântico Sul pode estar relacionado a essa onda de calor surreal e eis que ao entrar na net hoje, encontrei mais um novo texto da querida Tia Laura Botelho falando justamente sobre isso! 
Sem delongas, vamos a ele:

SAA - Anomalia do Atlântico Sul

SAA (do inglês, South Atlantic Anomaly) é uma região onde a parte mais interna do cinturão de Van Allen, tem a máxima aproximação com a superfície da Terra.

Descobertas em 1958 por James Van Allen, as radiações de Van Allen não ocorrem, salvo em raras exceções, nos pólos, mas sim na região equatorial.

cinturão de prótons nos pólos é 1200-1300 km de altura, com exceção na área sobre o Brasil - A Anomalia do Atlântico Sulmergulha a 200 km da superfície da Terra!

Cinturão de Van Allen é uma região onde ocorrem vários fenômenos atmosféricos devido a concentrações de partículas no campo magnético terrestre.

A magnetosfera, em grande parte, protege o planeta de partículas carregadas vindas do espaço, desviando-as através das linhas de campo.


Sem comentários:

Enviar um comentário