quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A farsa da falta de água no Brasil - O aquífero Alter do Chão


O Brasil possui as duas maiores bacias hidrográficas e os dois maiores aquíferos de água potável do planeta terra!!!!!!!!!!!!

Não é só a água que faz o país  extremamente cobiçado,  uma das maiores reservas de urânio e a maior reserva de nióbio do planeta também se encontram aqui!

Muito cuidado com o que a mídia divulga. Quando ela insiste em um assunto quase que diariamente é porque tem caroço nesse angu! 

Já sabemos que o Brasil possui uma gestão de merda, um governo corrupto e outros milhões de etc com reticências...

Quanto a crise hídrica, embora deveria ser impossível haver tal crise , quero relatar duas coisas:

A primeira são  as plantações irregulares de eucalipto,que vem substituindo mata nativa (em muitas situações bem na cara do IBAMA e em plena luz do dia); em todo o sul de Minas Gerais e arredores. Você mesmo pode conferir o que digo. Muitas dessas áreas abastecem grandes rios e, de fato, algumas mananciais estão sendo destruídos.

O eucalipto é popularmente conhecido como deserto verde e o eucalipto transgênico, por ter um crescimento acelerado, necessita de muita água para o seu desenvolvimento. De fato, onde há eucalipto, o abastecimento de água está sendo prejudicado, mas não é só isso...

Há inúmeros relatos de desvios da água com o conhecimento do governo. Água essa, que deveria abastecer a população. Pesquisem a cerca da Nestle, da Coca Cola e afins, além do grande volume destinado à  pecuária (que vem crescendo no mercado externo).

Mas mesmo mediante tudo isso, é um grande absurdo se dizer que a água está acabando:






Um aquífero que daria para abastecer toda a população do mundo por mais de 100 anos, definitivamente é estratégico.

Tão estratégico quanto isso é o fato de informações como essa, não estarem passando na mídia em igual proporção às notícias de uma crise hídrica.

Espero que você entenda que a água não está acabando e que se ela não está chegando até a você, com certeza está chegando à alguém.

Como Enéas dizia: Somos o país mais rico e abundando do planeta!!!!!!!!!!!!!!


Segue também link para a notícia do G1, de 2010:

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/04/aquifero-na-amazonia-pode-ser-o-maior-do-mundo-dizem-geologos.html


Abraços,
Salu.

2 comentários:

  1. O uso de aquiferos como o citado no texto deve ser o ultimo recurso, pois a retirada das aguas subterranes pode acarretar em problemas serissimos para a flora local podendo causar infertilidade e erosao do solo, a falta de agua no Brasil decorre da pessima administração deste recurso natural, com reservatorios ineficazes que depende execivamente dos volumes pluviometricos, esrando completamente despraparados para periodos de estiagem prolongada como os que o Brasil tem enfrebtado nos ultimos anos, a solução esta na despoluiçao de rios e cursos d'gua e preservaçao das nascentes e areas de mata ciliar para que este volume de agua fluvial(renovavel) possa ser utilizado.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem colocado seu comentário, Carlos. A falta de água no Brasil, de fato, se dá pela péssima administração que temos e também pela falta de consciência de sua população.

    ResponderEliminar