segunda-feira, 28 de julho de 2014

O poder do pensamento



O cérebro humano é algo fabuloso, capaz de "traduzir" ondas em objetos, cores, som e muito mais!!!!

 Isso acontece o tempo inteiro sem que percebamos. Quando ouvimos uma música, estamos na verdade, recebendo  uma "onda" com determinada frequência;  quando olhamos um objeto o cérebro "interpreta a frequência desse objeto"  e por aí vai...  

   Confesso que quando  era jovem,  fiquei horrorizada quando me contaram que a cor verde é apenas uma faixa de onda  não  absorvida pelo "objeto", que o refletia.  Imaginem a minha perplexidade e frustração ao descobrir que tudo ao meu redor eram interpretações do cérebro, e que as cores em si, não eram como eu as "via".  Minha indignação foi, no entanto, infinitamente maior quando meu professor revelou que a cor negra era o resultado da absorção de todas as cores, uma espécie de  ausência de "frequência de cor" ... Nem queira saber a confusão que foi entender a cor branca ... 




Eu, obviamente,  não acreditei naquele homem que defendia que o mundo não era exatamente como víamos, que a matéria tecnicamente não existia, que só o que haviam eram ondas / frequências / energia... resumindo -  que em tese, o universo era uma espécie de holograma projetado por nossa mente -  uma mera energia que experimentava existir...

Para convencer seus alunos (incluindo eu) que nesse momento flutuavam (se é que flutuam) como elétrons nas camadas eletrônicas de um átomo, ele recorreu a ilusões de ótica e alguns experimentos simples para tentar endossar o que ensinava ... o que não funcionou. Eu saí dessa aula questionando como algo tão palpável e real como objetos e cores poderiam não existir e serem somente um onda?


Curiosa como sou, fui para biblioteca empenhada em provar  a insanidade daquele professor. Ao chegar lá, deparei-me  com a verdade que relutava em aceitar...  e pior: descobri como somos limitados diante de um universo de ondas cujo  comprimento é infinito. Era verdade ... eu só conseguia ver e ouvir uma limitada faixa de frequência... 




O cérebro, considerado o auge da evolução, só enxerga uma ridícula faixa de frequência!

Muitos animais conseguem enxergar e ouvir muito além do ser humano.

Li sobre uma especie de camarão australiano chamado de Camarão Mantis (Gonodactylus Smithii) que enxergava próximo a 120 mil cores, do ultravioleta ao infravermelho, inclusive a variação dessas cores na luz. 

 Morcegos, gatos, águias ...  diante disso, percebi que talvez nós é que fossemos limitados.
 Sai daquele lugar com mais dúvidas de quando entrei... 

Um dos meus questionamentos estava não mais na física , mas na biologia - como pode um animal considerado o auge da evolução não ter a capacidade de ir além das faixas "infras e ultras" como aquele camarão, ouvir como gatos ou morcegos? Se partimos do mesmo ancestral em comum, isso deveria estar em nosso DNA, de alguma forma...  Aceitar que involuímos em alguns aspectos me pareceu meio sem sentido. 


Essa pergunta vagou em minha mente por anos ...

Depois de anos e anos, continuo pensando que  talvez a resposta,  possa mesmo, estar em nosso DNA.


Percebemos o mundo através dos nossos sentidos. São eles os "receptores" e "transmissores"  das informações do meio para as múltiplas terminações nervosas (presentes nessas células) que se encarregam de levar ao cérebro, que as interpreta.

A euforia pedagógica de  meu professor com certeza não era em função de nossas fisionomias, mas na  beleza e grandiosidade do  universo que definitivamente está, ainda, além de nossa percepção!  Definitivamente eu teria escolhido cursar física por conta dessa aula se não fosse pela capacidade surreal de um pequeno camarão ver além do que eu via.


Mas por que nossos sentidos são tão limitados? Talvez isso possa ser consequência de algo muito mais profundo em nós.




 O ser humano usa apenas cerca de 10% da "capacidade" do cérebro e  apenas 10% de nosso DNA são considerados "úteis" (os outros 90% são considerados "lixo" genético).

 Uma das coisas que aprendi com a biologia é que a natureza é sábia e não faz coisas desnecessárias. Não faz muito sentido replicar, em toda sua integridade, o DNA em todas as milhares de duplicações celulares que ocorrem em um organismo para no fim selecionar "partes" que serão  transcritas para produzir  proteínas. Ter um DNA com um monte de informação inútil não faz muito sentido ... 



Na imagem a seguir, vemos que os exons são a parte correspondente ao 10% úteis e os introns seriam o "lixo"



Considero um grande engano acreditar que esses introns não servem para muita coisa. Acredito que, como nosso cérebro, ele está ali esperando ser ativado, esperando ser desperto e que , quem sabe, possamos enxergar como aquele camarão e não sabemos.

 O "câncer" está presente em todos nós, mas sua ativação ocorre somente em algumas pessoas. E olhando para tantos introns vejo que  HÁ MUITO EM NÓS ADORMECIDO, ESPERANDO SER ACORDADO. E esses 90% de cérebro e DNA estão ansiosamente aguardando  por isso!


No entanto, o que exatamente, seria capaz de  ativar esses genes, "despertando" essas "doenças" em nós? 
No caso do câncer, temos o fumo, a radiação, a acidez no sangue... 
Mas e aquelas pessoas que nunca fumaram, possuem uma alimentação saudável, não se submeteram a radiação, não são sedentárias,  pegam sol  e nem se quer ficam gripadas, e vivem fazendo tudo o que o "script de uma vida saudável" manda e, de repente, desenvolvem tumores, tem um AVC, um infarto...

Conheci muitas pessoas que podem ser consideradas praticamente atletas e que vieram a  infartar, ter um AVC, câncer... Claramente há algo  fora desse Script que também interfere em nós! 
Talvez o segredo esteja não no que fazem ou comem mas NA VIDA QUE LEVAM E COMO LIDAM COM ISSO a nível EMOCIONAL. 

Foi aí que  a frase de "seu" Juvenal fez todo o sentido: 


"Mente sã, corpo são".


O cérebro é o ilustre "líder" de um sistema conhecido como "nervoso". 
E esse sistema,  tal como qualquer coisa na biologia e na vida, é dividido e subdividido para, acredite se quiser, facilitar o seu estudo.

Em uma dessas subdivisões no Sistema nervoso, encontra-se o Sistema autônomo ou vegetativo  (daí o termo "estar vegetando") que, como o nome já diz, possui um mecanismo de AUTO CONTROLE - que independe de nossa vontade.  Esse  auto controle, é realizado pela parte do sistema nervoso chamado de  simpático e parassimpático , que devem permanecer sempre  equilibrados para o bom funcionamento do organismo



Divisão do sistema nervoso:



 Órgãos que esses sistemas atuam:



O sistema simpático é responsável tanto por acelerar como desacelerar equilibrando / se contrapondo o sistema parassimpático. Ambos agem sobre os mesmos órgãos dos quais não temos controle "consciente" mas sim o " inconsciente".

Ninguém consegue fazer o coração parar de bater ou acelerar conscientemente, não é verdade? Mas quando estamos com raiva ou com medo diante de uma situação , o sistema simpático entra em ação estimulando a produção de hormônios que aceleram o batimento,  aumenta a pressão sanguínea,  faz o fígado liberar a glicose armazenada em forma de glicogênio , os brônquios relaxarem para receber mais oxigênio  ... tudo isso afim de que não falte energia à suas pernas e nem ocorram cãibras na hora de sair correndo.. 


 Agora fica fácil perceber porque, às vezes, literalmente, nos mijamos de medo (lembram da cena do filme Gladiador onde o escravo se mija de medo antes de entrar na arena?)

A raiva e o medo são  "sentimentos", oriundos de um pensamento sobre algum evento ou alguém. Portanto, se um sentimento ou pensamento podem fazer isso...  IMAGINE O QUE OUTROS PENSAMENTOS podem fazer?

O inconsciente humano é o palco das emoções! Estudar o inconsciente com certeza, resolveria a metade das doenças existentes hoje! E há um grande interesse em se manter esse segredinho guardado a sete chaves...  Mas algumas coisas não passam desapercebidas por muito tempo :  os atentos questionadores e os pesquisadores mais destemidos  vem ousando expor que a palavra mágica para o script da vida saudável  está na mente.


Um organismo em desequilíbrio ativa milhares de reações em nosso corpo conhecidas por nós como sintomas. O sintoma pode ser a pista de que há algo em desarmonia.  Essas "ativações" em sua maioria estão relacionadas a hormônios (a maneira química de muitos órgãos receberem a informação/comando do cérebro). 







Quando ficamos tristes em demasiado, os níveis  de dopamina e serotonina em nosso organismo diminuem e se esse sentimento for duradouro, causa um estrago enorme... acredite.
 Já foi comprovado que as tensões emocionais, geram estresse e propiciam doenças cardiovasculares. Também já foi comprovado que a alta e constante liberação de hormônios por conta de inúmeras emoções provocam reações, perturbando o equilíbrio do organismo. 

De maneira resumida podemos dizer que muitas doenças estão diretamente relacionadas ao que pensamos e sentimos - para o bem ou para o mal. 


Agora voltando as minhas aulas de física de minha conturbada juventude...
Se os nossos pensamentos podem alterar o nosso organismo dependendo do sentimento / sintonia em que estivermos... o que realmente é o pensamento?. 

O livro Energia ao quadrado talvez tenha a resposta:


"Os seus pensamentos são iguais às transmissões dos canais na televisão e à sua voz no telefone celular. São ondas vibratórias. Quando você escuta um rap, os seus tímpanos estão captando uma onda sonora vibratória. Quando você vê o Brad Pitt usando uma bengala ou a Madonna com uma única luva de couro na entrega do Globo de Ouro em 2012, você está vendo exemplos de vibrações de ondas de luz.

E é isso o que os seus pensamentos são ondas energéticas vibratórias que interagem e
influenciam o Campo de Potencialidades"

É... não é que o meu professor de física estava certo?


O PODER DO PENSAMENTO:






Dr. Masaru Emoto realizou um experimento para provar que pensamentos e outras vibrações podem alterar a estrutura molecular da água.
Para comprovar a sua teoria, ele construiu um enorme freezer onde a água era submetida a baixíssimas temperaturas e durante o processo de congelamento, a formação dos cristais (submetidas a diferentes pensamentos e vibrações)  eram fotografadas por câmeras de alta resolução.
Em um a amostra , os cristais de água ao som de Bach, Beethoven e Mozart e ao som de palavras como obrigado, amor e gratidão formaram belíssimos cristais (semelhantes ao da geometria sagrada). 
Em uma outra amostra onde os cristais foram expostos a palavras com emoções negativas tipo ódio, vou te matar e outros tipos de músicas ele observou que os cristais ficavam deformados.





Uma outra pesquisa do Programa de Oncobiologia da UFRJ expôs uma cultura de células, ligadas ao câncer de mama, durante meia hora a quinta sinfonia de Beethoven e constatou-se que  Uma em cada cinco células  morreram. (link abaixo)
Essa pesquisa e a realizada pelo Dr Masaru revelam à nos que vibrações e emoções podem interferir não só na água como nas células! 

Sentimentos como a alegria são milagrosos:





Mais essa notícia: 




Não era brincadeira a velha história - "Basta só uma palavra e sararei..." 
Aliás, os essênios eram famosos por usar técnicas de cura emitindo sons.
Agora faz sentido aquela negócio do AUM nas meditações...  não é mesmo?

Esse é o presente do criador para você.

Se você acreditar (fé) que pode mudar a sua realidade ela mudará! Seu  pensamento gerará em você todos os hormônios e sinapses necessários para que isso ocorra. 

E não é só no nosso corpo. Lembra-se da física? Se nosso universo é formado por onda e o nosso pensamento também é uma onda, podemos alterá-lo...

A dica para isso nos foi dada:

"Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco." 

Marcos 11:23-24

Entender que somos energia e que a matéria, assim como a separação do Todo são ilusões;
Compreender que o mal que desejamos ao próximo faz mais mal à nos do que a ele;
Compreender que um só pensamento pode mudar a nossa realidade.

É... acho que agora podemos começar a acreditar em "milagres".






Então, eleve seu pensamento (vibração),
Você não sabe a força que possui!!!!

Abraços,
Salu

Fontes:
Livro : energia ao quadrado  https://docs.google.com/file/d/0B0SWK_rniGejRTNaM045TS1LVDQ/edit
http://extra.globo.com/noticias/mundo/inglesa-com-cancer-terminal-se-cura-apos-gastar-todas-as-economias-em-viagem-de-despedida-7237466.html
http://caosnosistema.com/masaru-emoto-poder-da-agua/
http://karinasoarescoach.wordpress.com/2013/09/24/cientistas-provam-que-dna-pode-ser-reprogramado-por-palavras-e-frequencias/

http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/12397-estresse-libera-hormonios-que-podem-detonar-o-coracao

2 comentários:

  1. Salu você está de parabéns, seus posts são mega interessantes, amei ter conhecido esse blog me identifico muito com os assuntos abordados aqui, sou uma pessoa muito curiosa e tenho um apetite vorás por conhecimento (mas ainda um iniciante em pesquisas mais profundas), e depois de analisar muitas coisas cheguei a certas conclusões que me rederam apelidos como: doido, estranho,biruta, mas aqui encontrei vários posts seus confirmando as conclusões em que eu havia chegado, bom se sou realmente doido pelo menos não sou o único... rsrs
    Brincadeira!
    Enfim obrigado por trazer temas tão interessantes á discussão, achei esse poste realmente muito interessante sempre acreditei na força dos pensamentos, já li pesquisas sobre placebos e na bíblia sempre percebi o incentivo pela fé, esse tema sempre me interessou muito.
    Continue com o blog pois para algumas pessoas como eu, você estará fazendo a diferença em mundo cheio de mentiras.
    Abçs.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Mucio, e bem vindo ao clube!!!!!!

    ResponderEliminar