sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A Zika pode não ser um legado da Copa...

"O mundo tem hoje 6,8 bilhões de pessoas. E está dirigindo-se para cerca de nove bilhões. Agora, se fizermos um ótimo trabalho em novas vacinas, cuidados de saúde, serviços de saúde reprodutiva, poderemos diminuir, talvez 10 ou 15 por cento."  
Bill Gates

 "Há um único tema por trás de todos o nosso trabalho - nós precisamos reduzir os níveis de população. Ou os governos fazem do nosso jeito, através de métodos limpos e agradáveis, ou eles vão obter os tipos de confusão que dispomos no El Salvador, no Irã ou em Beirute. População é um problema político. Uma vez que a população está fora de controle, exige um governo autoritário, até mesmo fascista, para reduzí-la..." 
 Thomas Ferguson
Ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA, Escritório de Assuntos da População



Bom, o que vim fazer aqui não é trazer respostas, nem falar dos sintomas associados a Zika nesse país. Vim trazer alguns links. Links importantes que a própria mídia liberou em off e que, sem dúvida alguma, devem ser levados em consideração. Tudo o que está aqui podem parecer informações soltas... mas acredite - em um sistema como esse em que vivemos, não há pontas soltas! O que falta é um elo, uma ponte que pode ter passado desapercebido por mim ou que ainda irá se revelar no futuro. De qualquer maneira, quero compartilhar com vocês e mesmo que não faça sentido agora, guarde a informação.


Pois bem, o vírus da Zika ou Zica é um vírus da família dos Flaviviridae, gênero flavivirus do mesmo gênero pertence outro vírus, o causador do WNV  - West Nile Virus ou vírus do oeste do Nilo ou encefalite do Nilo e este último é considerado potencialmente perigoso e é inclusive passado da gestante para o bebê causando problemas ao sistema nervoso central. O vetor do WNV é o culex - nosso bem conhecido pernilongo, enquanto que a dengue e o Zika vírus é transmitido especialmente pelo mosquito Aedes aegypti. Existem hoje, 4 tipos de vírus conhecidos da dengue mas quanto a Zika ... isso é novidade para nós, pelo menos.

A Zika foi registrada pela primeira vez na década de 40, na Uganda e desde então, NUNCA ESTEVE ASSOCIADA A CASOS DE MICROCEFALIA,  não até agora. Mas mutações podem acontecer... embora no caso, acredito que seja algo bem remoto.


Um dado que não vem sendo divulgado pela mídia, e acredito eu que não o será, é a presença dos conservantes da vacina. SIM. As vacinas contém conservantes! Sei que isso soa estranho, mas é um fato. E um deles é o Timerosal. Só que o timerosal contém um composto orgânico denominado de etilmercúrio, muito similar ao metilmercúrio.  Mas o metilmercúrio, é comprovadamente um potente neurotóxico que afeta o desenvolvimento do sistema nervoso e seu funcionamento. No entanto, apesar de não ter sido pesquisado tão profundamente, mediante a semelhança entre o etilmercúrio e o metilmercúrio existe a real preocupação de que este possa ter algum  efeito no desenvolvimento das crianças expostas as vacinas  com este conservante.

Eis o link do que acabei de falar sobre o Timerosol :https://saudesemdano.org/america-latina/temas/mercurio-nas-vacinas   

 Mas não é por isso que vim aqui. Não podemos afirmar que houve alguma mutação no Zika ou que são as vacinas que estão causando os casos de microcefalia e a sindrome de Guillain-Barré...

O que quero é levantar alguns acontecimento sincronizados!

 Ano passado, foram lançados na Bahia  em especial, vários mosquitos transgênicos, com a intenção de reduzir os casos de dengue. A princípio, a proposta seria a grande solução... só que não foi. Recentemente, o Centro Nordestino de Medicina popular divulgou uma nota com o alarmante aumento dos casos de dengue na cidade, como podemos ver:



Mesmo sabendo dos possíveis problemas, problemas esses conhecidos pela CTNBio, os mosquitos foram liberados e CONTINUAM SENDO. O último local a ocorrer tal coisa foi a cidade do Rio de Janeiro. 
 
Falemos agora da empresa que desenvolveu tais mosquitos: Oxitec...

A Oxitec, segundo ela mesma, é uma empresa pioneira no controle de insetos transmissores de doenças e causadores de danos nas culturas agrícolas. Também tem como prioridade o controle do mosquito Aedes aegypti. Segundo eles, essa doença infecta mais de 390 milhões de pessoas, especialmente nos países tropicais como o Brasil. Em 2013 cerca de 9800 casos foram confirmados. Dados como esse, diante de mais de 140 morte diárias por homicídio no Brasil em 2014, faz com que milhões de pulgas façam uma orquestra atrás de minhas orelhas...

Pois bem, continuando aqui.

Essa empresa tem alguns casos complicados... inclusive com liberação de mosquitos em outros países sem a permissão do próprio governo, o que não é o caso do Brasil, onde tudo aparentemente é permitido... 

Um dos principais financiadores da Oxitec é a fundação  Bill & Melinda Gates. Não sei se vocês lembram, mas há algum tempo, em  uma de suas conferências sobre a emissão de carbono e o aquecimento global, Bill Gates sugeriu que a população deveria ser reduzida em pelo menos 15% através de alguns métodos, dentre eles - a vacinação em massa (link para o vídeo no fim).

Vale também citar que o mesmo Bill Gattes também é um grande colaborador da empresa da empresa  Sanofi Pasteur 



Essa empresa produziu a vacina H1N1 para o Brasil, mesmo com  estudos comprovando possíveis efeitos colaterais , dentre eles a síndrome de Guillain-Barré  - que além de ter um crescente números de casos no país desde que a vacina começou a ser ministrada - agora está sendo associada a Zika. Eu falei ZIKA e não Dilma, gente, calma.





A Sanofi Pasteur também é fabricante da vacina Gardasil, contra o famoso HPV . Lembrando que o HPV imuniza apenas contra meia dúzia de vírus dentre os mais de cem causadores da doença. A empresa também vem respondendo a vários processos por conta dos efeitos colaterais associados a Gadasil. Vale no entanto citar, que se cada organismo reage de maneira diferente a determinados  remédios, o mesmo ocorre com as vacinas; no entanto, quando mais o caso começa a se tornar recorrente , é necessário se levar em consideração  esses dados... o que não vem acontecendo. No Rio de Janeiro, por exemplo, as meninas dentro da faixa etária indicada são vacinadas na própria escola, nem sendo necessário ir ao postinho mais próximo.


A mais nova agora é que a Sanofi  Pasteur desenvolveu uma vacina contra a dengue ... enquanto que  a Oxitec continua a liberar seus mosquitos transgênicos para tentar salvar a nossa pele... ou não. 



 Bill Gates financiando os mosquitos e a vacina... São os bilionários tentando fazer do planeta, um lugar melhor.

 Bom, disse que não ia trazer respostas e sim links

Opinião pessoal? Bom, não acho que os casos de microcefalia estejam associados a Copa, nem a Haitianos e também não acho que estejam relacionados a Zika... não mesmo! Eis as fontes, quem tiver interesse, divirta-se!


Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=Bst6qJYNw5o (foquem no Bill Gates!)

https://saudesemdano.org/america-latina/temas/mercurio-nas-vacinas

http://odia.ig.com.br/noticia/mundoeciencia/2015-05-15/virus-da-zika-chegou-ao-brasil-durante-a-copa-do-mundo.html

http://www.cnmp.org.br/index.php/noticias/saude/96-unicipio-que-recebeu-testes-com-mosquito-transgenico-vive-nova-emergencia-de-dengue

http://br.oxitec.com

http://noticias.terra.com.br/brasil/para-reduzir-dengue-biofabrica-solta-mosquitos-transgenicos,923efb9780e91410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

http://www.sanofi.com.br/l/br/pt/layout.jsp?scat=75FD3F06-2066-44AE-8D09-83703A7BD5BB

http://www.sanofipasteur.com/en/articles/sanofi-pasteur-announces-vaccine-discovery-collaboration-with-the-bill-melinda-gates-foundation.aspx

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/07/estudo-diz-que-cacina-de-gripe-h1n1-pode-ter-relacao-com-doenca-neural.html

http://www.ebc.com.br/noticias/2015/10/ctnbio-aprova-liberacao-comercial-da-vacina-contra-dengue-da-sanofi-pasteur

http://g1.globo.com/bemestar/dengue/noticia/2015/12/mexico-aprova-vacina-contra-dengue-da-francesa-sanofi.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_Zika

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/11/25/vacina-contra-hpv-e-alvo-de-processo-apos-jovem-relatar-efeitos-colaterais.htm


Links relacionados:

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Guillain-Barr%C3%A9

https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_do_oeste_do_Nilo

http://www.saude.go.gov.br/index.php?codLetra=4028&id=80923

http://brasil.babycenter.com/a25013237/zika-na-gravidez 


2 comentários:

  1. Caro editor do blog

    Entendo sua preocupação sobre a zika, o controle da dengue e o uso de novas estratégias, como as vacinas e os mosquitos transgênicos. E entendo que é mesmo surpreendente a associação da zika com microcefalia. Mas isso não deve levar a gente a fazer associações temporais entre diferentes fatores para tentar chegar a uma explicação alternativa à oficial. Não quero comentar sobre as vacinas (da Sanofi e a que ainda está em fase 3, do Butantã/Pasteur), vou apenas me concentrar no caso dos mosquitos transgênicos.

    Primeiro, é preciso que se corrija a afirmação de que os mosquitos GM foram liberados na Bahia o ano passado. Nada pode ser mais falso: os mosquitos foram inicialmente liberados, depois de uma longa avaliação pela CTNBio (que é a autoridade nacional em avaliação de riscos de OGM), em Juazeiro, faz mais de 4 anos. Esta primeira liberação tinha como objetivo gerar dados de biossegurança e sua conclusão em 2014 permitiu que a CTNBio emitisse um parecer conclusivo (final) de que o mosquito transgênico era seguro para o ambiente e para o homem. Neste meio tempo uma segunda liberação experimental, também aprovada pela CTNBio, foi iniciada em Jacobina e já foi concluída, com resultados similares às de Juazeiro. Nos dois casos as liberações foram experimentais e não tinham o objetivo de controlar a dengue nem escala para isso – envolveram uns poucos milhares de habitantes de poucas comunidades. O que ocorreu em Jacobina foi o que se viu no resto do Brasil: uma epidemia de dengue na cidade, uma vez que mais de 99% da área nunca teve mosquito transgênico e que as medidas convencionais de controle não estão resultando no controle esperado.

    Em segundo lugar, a Oxitec seguiu rigorosamente a legislação brasileira em relação à liberação da sua variedade de mosquito transgênico, submetendo à CTNBio todos os pedidos de liberação planejada, tendo seus experimentos controlados pela Comissão e finalmente submetendo e obtendo a aprovação para liberação comercial. Até onde acompanhei as atividades da companhia em outros países (Ilhas Cayman, Panamá, etc.), tudo foi feito dentro da lei de cada um destes países. Há, evidentemente, um bocado de boato e gente protestando porque existe um grande grupo de pessoas que se opõe aos transgênicos, não importa quais, e que partem do princípio de que há uma grande conspiração de grandes fortunas ou grandes empresas para se beneficiar com crises e com o uso de tecnologias novas, sempre tomadas a priori como duvidosas ou mesmo maldosas.

    Em terceiro lugar, todos os dados que dispomos do uso deste mosquito apontam claramente para uma tremenda redução de população de A. aegypti selvagem (isto é, o que não é transgênico) após a liberação dos machos transgênicos. Isso era, na verdade, de se esperar, com base no que conhecemos do uso de insetos estéreis por radiação. A vantagem do transgênico é que ele não tem redução de fitness, o que é muito importante para a eficácia do controle.

    Em conclusão, lançar dúvidas e maledicências sobre uma tecnologia longamente avaliada pela CTNBio e por outros órgãos similares no Mundo (e até, recentemente, pela House of Lords, do Parlamento Britânico) não é sensato se estas dúvidas estão baseadas em disse-me-disse da internet, sem qualquer base científica ou factual. Isso não contribui em nada para o controle das doenças transmitidas pelo Aedes: dengue, chikungunya, zika e, claro, a febre amarela.

    ResponderEliminar
  2. A microcefalia nunca foi associada ao vírus zika antes porque antes não tínhamos quase nenhum caso infecção por zika,até 2007 só tínhamos noção de 14 casos de infecção no mundo todo,antes disso o vírus circulava principalmente em macacos na Uganda.Além disso os locais onde o vírus foi localizado tem uma alta taxa de mortalidade infantil e IDH muito baixo, seria quase impossível localizar casos de microcefalia onde uma boa parte dos bebes morrem muito cedo e onde o desenvolvimento humano é tão pequeno.Contando também que 80% das infecções são assintomáticas, ou seja, não são nem percebidas pelo o hospedeiro.Mesmo assim a microcefalia e outras começou a ser associada ao vírus zika na Polinésia Francesa(onde houve mutação no genoma mas não relacionada microcefalite), sendo o vírus encontrado no liquido amniótico e no liquido cefalorraquidiano de infectados, mas não pode ser provada porque ainda é muito cedo pra se ter certeza.
    Outra resposta alto imune que foi associada ao zika a síndrome de Guillian-Barré, QUE NÃO MATA causa fraqueza e atrofia muscular, mas também não pode se ter certeza se é 100% associado à infecção até porque são 64 casos da síndrome pra 60.000 de zika. No que se refere à associação da síndrome á vacina da H1N1, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Farmacologia da Academia Polonesa de Ciências constatou que a associação entre SGB e a vacina da influenza sazonal relataram baixo risco relativo, sem significância estatística.
    O etilmercúrio que você cita realmente está no timerosal (o tiosalicilato sódico de etilmercúrio), porem não é tão similar assim com o metilmercúrio não. Enquanto o metilmercúrio é um cátion organometálico altamente tóxico e bioacumulativo o etilmercúrio não foi encontrado bioacumulado no corpo humano e dos estudos realisados com padrões de exposição baseado no metilmercúrio demonstram que o etilmercúrio não é equivalente ao metilmercúrio.Mesmo assim o etilmercúrio representa apenas 32% do timerosal e o composto ainda é diluido em soluções aquosas e passa por varios outros processos complexos então é seguro.
    Os mosquitos transgênicos que foram soltos na Bahia eram apenas machos e as larvas provenientes deles não conseguem chegar á fase adulta, portanto, somado a falta de chuvas na região na época é bem possível que a população de Aedes Aegypti infectada tenha diminuído e com depois com o aumento de chuvas na região tenha voltado a crescer. Vale lembrar também apenas as fêmeas se alimentam de sangue e que não é só o aedes aegypti que passa a dengue, outra espécie significativa é o aedes albopictus.
    A vacina da HPV imuniza quatro TIPOS deHPV, os que são mais ontogênicos, e não são mais de 100 vírus que causam o HPV mas sim um único vírus(o 'human papiloma virus') e suas variações(genéticas)
    Acho complicado você usar como fonte esse video tão sensacionalista (https://www.youtube.com/watch?v=Bst6qJYNw5o) eu assisti a palestra inteira e creio que o Bill Gates se referiu a diminuição do crescimento populacional e não da população em si,e eu acho que se ele quisesse matar 1 bilhão e 50 milhões de pessoas ele não falaria isso em publico assim de cara numa palestra.Até porque todo o argumento do uso de vacinas pro extermínio populacional não faz sentido,porque alguém curaria doenças que matam pessoas pra matar pessoas?Não faz sentido pra mim.

    ResponderEliminar